LEI JUDAICA

Halakah: Lei Judaica O que é Halakhah?

 

O Judaísmo não é apenas um conjunto de crenças sobre Deus, o homem e o universo. O judaísmo é uma maneira abrangente da vida, cheio de regras e práticas que afetam todos os aspectos da vida: o que você faz quando você acorda de manhã, o que você pode e o que não pode comer , o que você pode e não pode usar, como noivo a si mesmo, como conduzir o negócio, que você pode se casar , como observar os feriados e sábados , e talvez mais importante, como se comportar em direção a Deus, outras pessoas e animais . Este conjunto de regras e práticas é conhecido como halakhah.

 

A palavra "halakhah" é geralmente traduzida como "lei judaica", embora uma tradução mais literal poderia ser "o caminho que se caminha". Alguns não-judeus e judeus não-praticantes criticam este aspecto legalista do judaísmo tradicional, dizendo que ela reduz a religião a um conjunto de rituais desprovidos de espiritualidade. Embora existam certamente alguns judeus que observam halakhah, desta forma, que não é a intenção de halakhah, e nem sequer é a maneira correta de observar halakhah.

 

Pelo contrário, quando devidamente observadas, halakhah aumenta a espiritualidade na vida de uma pessoa, porque transforma os mais triviais, atos mundanos, como comer e vestir-se, em atos de significado religioso. Quando as pessoas escrevem e perguntar como aumentar sua espiritualidade ou a influência de sua religião em suas vidas, a única resposta que posso pensar é: observar mais halakhah.

Manter-se kosher ou usar as velas de shabat, dizer ações de graça após as refeições, ou rezar uma ou duas vezes por dia. Quando você fizer essas coisas, você está constantemente lembrando de sua fé, e torna-se parte integrante de toda a sua existência.

 

O que é Halakhah e em que consiste?

Halakhah é composta de mitzvot da Torá, bem como leis instituídas pelos rabinos e certos costumes. Todos estes têm o estatuto de lei judaica e todos são igualmente obrigatórias. A única diferença é que as penalidades para violar as leis e costumes instituídos pelos rabinos são menos graves do que as penalidades para violar a lei de Torah, e as leis instituídas pelos rabinos pode ser alterado pelos rabinos, em raras circunstâncias apropriadas.

 

Os 613 Mitzvot no coração da halakhah é o imutável 613 mitzvot que Deus deu ao povo judeu na Torá (os cinco primeiros livros da Bíblia).

A palavra "mitzvah" significa mandamento. Em seu sentido mais estrito, refere-se apenas aos mandamentos instituídos na Torá; no entanto, a palavra é comumente usados em um sentido mais genérico para incluir todas as leis, práticas e costumes de halakhah, e é muitas vezes usado de uma forma ainda mais solta para se referir a qualquer boa ação.

 

Alguns dos mitzvot são comandos claros e explícitos na Bíblia (Não matarás; para escrever palavras da Torá nos umbrais de tua casa), outros são mais implícito (o mitzvah de recitar graça após as refeições, que é inferida a partir "e você vai comer e ficar satisfeito e bendizei ao Senhor vosso Deus ", e alguns só pode ser verificado por lógica talmúdica (que um homem não deve cometer incesto com sua filha, que é derivado do mandamento de não cometer incesto com a filha de sua filha).Alguns dos sobreposição mitzvot; por exemplo, é um mandamento positivo para descansar no sábado e um mandamento negativo não fazer trabalho no sábado.Embora não haja uma concordância de 100% na lista precisa do 613 (há algumas ligeiras discrepâncias na maneira como algumas listas dividir relacionado ou sobreposição mitzvot), há um acordo completo que existem 613 mitzvot. Este número é significativo: é o valor numérico da palavra Torah (Tav = 400, Vav = 6, Resh = 200, Heh = 5), mais 2 para os dois mitzvot cuja existência precede a Torá: "Eu sou o Senhor, vosso Deus "e" Não terás outros deuses diante de mim ". Há também um acordo completo que estes 613 mitzvot pode ser dividido em 248 mitzvot positivo (um para cada osso e órgão do corpo masculino) e 365 mitzvot negativo (uma para cada dia do ano solar).

A lista mais aceite do 613 mitzvot é listado por Maimonides em seu Mishneh Torah. Na introdução ao primeiro livro de Mishneh Torá, Maimônides lista todas as mitzvot positivas e todas as mitzvot negativo, então começa a dividi-los em categorias no assunto.

 Muitos destes 613 mitsvot não pode ser observado nesta altura, por várias razões. Por exemplo, uma grande parte das leis relacionadas com sacrifícios e ofertas, que só podem ser feitas no templo, e não o Templo não existem hoje. Algumas das leis relacionadas com o estado teocrático de Israel, seu rei, sua corte suprema, e seu sistema de justiça, e não pode ser observado porque o estado teocrático de Israel não existe hoje. Além disso, algumas leis não se aplicam a todas as pessoas ou lugares. A maioria das leis agrícolas só se aplicam dentro da Terra de Israel, e certas leis se aplicam apenas aos kohanim ou levitas. O estudioso moderno Rabino Israel Meir de Radin, vulgarmente conhecida como a Chafetz Chayim, identificou 77 mitzvot positivo e 194 negativo mitzvot que pode ser observado fora de Israel hoje.

 

Gezeirah: uma cerca em torno da Torá A gezeirah é uma lei instituída pelos rabinos para evitar que pessoas acidentalmente violar uma Torah mitzvah . Por exemplo, a Torá nos ordena a não trabalhar no sábado, mas um gezeirah nos ordena para não mover um objeto usado apenas para executar o trabalho proibido (como um lápis, dinheiro, um martelo), porque alguém lidar com o implemento pode esquecer que era sábado e executar o trabalho proibido.É importante notar que, do ponto de vista da prática de judeus, não existe diferença entre uma gezeirah e uma mitsvá Tora. Ambos são igualmente obrigatórios. A diferença está apenas na severidade da punição: a violação da Torá do sábado é punível com a morte, enquanto uma violação rabínica de um gezeirah é punível com chicotadas.Outra diferença entre um gezeirah e uma mitzvá é que os rabinos podem, em circunstâncias adequadas raros, modificar ou revogar uma gezeirah. Rabinos não pode alterar a lei da Torá que foi ordenado por Deus.Takanah: A Lei Instituído pelos Rabinos.Halakhah também inclui algumas leis que não são derivados de mitzvot na Torá.

A takanah é uma lei que foi instituído pelos rabinos . Por exemplo, o "mitzvah" para acender velas em Chanukkah, um feriado de pós-bíblico, é um takanah. A prática de leituras públicas da Torá toda segunda-feira e quinta-feira é um takanah instituído por Ezra.

Alguns takkanot variar de comunidade para comunidade ou de região para região. Por exemplo, por volta do ano 1000 dC , um rabino instituiu uma proibição da poligamia, uma prática claramente permitido pela Torá e do Talmud . Foi aceite pela Ashkenazic judeus, que viviam em países cristãos, onde não era permitida a poligamia, mas não foi aceite pelo sefarditas judeus, que viviam em países islâmicos, onde foram autorizados homens até quatro esposas. A takanah, como um gezeirah, é tão obrigatório como um mitzvah Torá.

 

Minhag: Um costume com o Estado de Direito a minhag é um costume que evoluiu por motivos religiosos dignos e tem continuado o tempo suficiente para se tornar uma prática religiosa vinculativo.Por exemplo, a segunda, dia extra de férias foi originalmente instituído como um gezeirah , de modo que as pessoas fora de Israel, que estavam incertos sobre a data exata de um feriado, não seria violar acidentalmente do feriado mitzvot . Após o calendário matemático foi instituído e não havia dúvida sobre os dias, o segundo dia de adição não era necessário. Os rabinos consideraram terminando a prática naquele momento, mas decidiu continua-lo como um costume obrigatório (minhag). É importante notar que esses "costumes" são uma parte de ligação de halakhah, assim como um mitzvah , um takanah , ou um gezeirah .A palavra "minhag" também é usado em um sentido mais vago, para indicar uma comunidade ou uma forma de um indivíduo habitual de fazer alguma coisa religiosa. Por exemplo, pode ser o minhag em uma sinagoga para ficar enquanto recitava uma determinada oração, enquanto em outra sinagoga é o minhag para sentar-se durante a oração. Mesmo neste sentido mais solto, recomenda-se geralmente que uma pessoa siga sua própria minhag, mesmo quando visitar outra comunidade.